sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Primeira Guerra mundial

Conflito armado que começa em 1914 como uma disputa local entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia, estende-se às potências imperialistas da Europa e atinge o mundo inteiro. O estopim é o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando (1863-1914), herdeiro do trono austríaco, em Sarajevo (atual Bósnia-Herzegóvina).Ele foi morto por um bosniano, na cidade de Saravejo. Com isso, a Áustria-Hungria exigiu explicações a Sérvia, país onde o crime aconteceu. Rússia, tomando “as dores” da nação vizinha, decidiu rejeitar a proposta de reconciliação com a Alemanha que havia sido feita.
Sendo assim, Áustria, Alemanha e Itália formaram a Tríplice Aliança, declarando guerra contra a Rússia. Do outro lado, Inglaterra e França resolveram ser aliar a Rússia, formando a Tríplice Intente. A guerra termina em 1918, causando a morte de mais de 8 milhões de soldados e 6,5 milhões de civis.
O avanço do Capitalismo acirrou ainda mais a disputa entre as grandes potências do inicio do século XX. Por fim, esta briga por mercado e território no continente europeu acabou na impulsionando a Primeira Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial trouxe várias consequencias, não só a esses países mas a toda Europa. Com o fim do conflito, surgiram novas nações, os Estados Unidos emergiu como outra grande Potencia, estourou a crise de 29, forçando os governos a intervirem na economia, entre outros.