sábado, 19 de julho de 2008

AS GRANDES NAVEGAÇÕES


Foi a partir do século XV que os europeus passaram a conhecer e explorar continentes, como a África, a América e a Ásia.

Nessa época, a Europa vivia o início da Idade Moderna. Durante os séculos XV e XVI, os europeus estavam desenvolvendo um intenso comércio dentro e fora da Europa.

Nesse período, pouco se sabia ou se conhecia do mundo. Os europeus cohneciam a Europa, uma pequena parte do litoral norte da África e as Índias, muito mais pelos relatos de alguns poucos viajantes do que por experiência própria.

Portugal foi o pioneiro nas viagens marítimas, esse país já reunia uma série de condições que possibilitaram essas viagens, esse reino já possuía um território unificado e um governo centralizado que havia implantado uma economia próspera, possuia também uma posição geográfica favorável às margens do Oceano Atlântico.

Como fatores que impulsionaram os grande navegadores e desbravarem "mares nunca d'antes navegados", o principal, teríamos que citar o fato econômico. A necessidade de baratear os preços das especiarias, com eliminação de intermediários, a procura de novos centros fornecedores de matérias-primas e de mercados consumidores, a busca de metais preciosos, cuja descoberta embalava os sonhos dos aventureiros, foram motivos suficientemente fortes para os navegadores colocarem as caravelas no mar e partirem em direção ao desconhecido.


Planejamento das Navegações
Navegar nos séculos XV e XVI era uma tarefa muito arriscada, principalmente quando se tratava de mares desconhecidos. Era muito comum o medo gerado pela falta de conhecimento e pela imaginação da época. Muitos acreditavam que o mar pudesse ser habitado por monstros, enquanto outros tinham uma visão da terra como algo plano e , portanto, ao navegar para o "fim" a caravela poderia cair num grande abismo. Dentro deste contexto, planejar a viagem era de extrema importância. Os europeus contavam com alguns instrumentos de navegação como, por exemplo: a bússola, o astrolábio e a balestilha. Estes dois últimos utilizavam a localização dos astros como pontos de referência. Também era necessário utilizar um meio de transporte rápido e resistente. As caravelas cumpriam tais objetivos, embora ocorressem naufrágios e acidentes.As caravelas eram capazes de transportar grandes quantidades de mercadorias e homens. Numa navegação participavam marinheiros, soldados, padres, ajudantes, médicos e até mesmo um escrivão para anotar tudo o que acontecia durantes as viagens.

Nenhum comentário: