domingo, 20 de julho de 2008

GOVERNO GERAL


Com medo de perder as terras brasileiras, o rei português D. João III decidiu centralizar o poder nas mãos de uma única pessoa: o Governador geral. A cidade de Salvador fundada em 29 de março de 1549 pelo primeiro governador geral tornou-se capital da Colônia e a sede do governo.
Devido ao tamanho da Colonia governador-geral contava com o apoio do: "provedor-mor da Real Fazenda com o encargo de organizar a cobrança de impostos e prover cargos"; "ouvidor-mor com função jurídica e administrativa, sendo a maior autoridade da justiça" e "capitão-mor da costa com atribuições de defesa da terra".

O primeiro governador-geral foi Tomé de Souza. Com ele vieram todos os funcionários necessários à administração e também os primeiros jesuítas chefiados Manuel da Nóbrega. Começava, então, a obra evangelizadora dos indígenas e, em 1551, criava-se em Salvador o primeiro bispado do Brasil, sendo o primeiro bispo D. Pero Fernandes Sardinha. Com o segundo governador viria ainda outro contingente de jesuítas, entre eles, José de Anchieta.
Tomé de Souza deu grande impulso à agricultura, introduziu a criação de gado no Nordeste, mandou construir fortalezas e distribuiu armas e munições aos colonos.Em 1554, Tomé de Souza foi substituído por Duarte da Costa. O segundo governador do Brasil envolve-se nos conflitos entre donatários e jesuítas em torno da escravização indígena. Com isso, termina por se incompatibilizar com as autoridades locais e é obrigado a retornar a Portugal em 1557. Foi nesse governo que os Francesesem 1555 invadiram a Guanabara, onde fundaram uma colônia, liderados por Nicolau Durand Villegaigon. Essa colônia foi denominada França Antártica e só foi destruída em 1565 no governo de de Mem de Sá.
Ainda durante o governo de Duarte da Costa, os padres jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega fundaram o Colégio São Paulo, que deu origem à cidade de São Paulo.
O governador seguinte, Mem de Sá,( 1558-1572) resolve as disputas políticas, dedica-se à pacificação dos índios e ao combate os franceses no Rio de Janeiro. Com a ajuda dos jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, neutraliza a aliança formada por índios tamoios e franceses ( Confederação do Tamoios) e, com seu sobrinho Estácio de Sá, expulsa os invasores da Baía de Guanabara. Em 1565, Estácio de Sá funda no local a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mem de Sá permanece no cargo até 1572, quando morre. Seu eficiente desempenho contribui para firmar a posição do governo-geral no conjunto da vida colonial.
Durante seu governo, foi intensa a importação de negros africano, para se tornarem escravos no Brasil.

Nenhum comentário: