domingo, 20 de julho de 2008

A COLONIZAÇÃO BRASILEIRA

A partir de 1530, surgiu um verdadeiro problema para a Coroa Portuguesa: ocupar definitivamente as terras brasileiras ou correr o risco de perdê-las para os franceses, pois somente a assinatura do Tratado de Tordesilhas não impediu que outros povos europeus disputassem as riquezas do Novo Mundo.Procurando proteger essas terras desses “invasores” Portugal criou as expedições guarda costeiras comandadas por Cristóvão Jacques, entre 1516 e 1526. Como o território do Brasil era muito extenso esse controle se tornava impossível.Diante disso, no sentido de ocupá-las, o governo enviou uma expedição chefiada por Martim Afonso de Souza, que deixou Lisboa em 3 de dezembro de 1531, com a incumbência primordial de varrer os franceses da “costa do pau-brasil” e desenvolver, ao máximo, a exploração da nova terra, fazendo-lhe reconhecimento e preparando-a para empreendimentos futuros que garantissem o seu domínio aos portugueses.
A expedição aportou, em janeiro de 1532, em São Vicente, onde Martim Afonso instalou o que seria a primeira vila do Brasil. Esse primeiro núcleo oficial foi instalado no litoral sul, local de fácil acesso ao Prata, o que demonstrava o interesse mercantilista pelo domínio dessa região.
As informações enviadas à Metrópole relatavam a ausência de metais preciosos e a existência de um solo com grande potencial para investimentos agrícolas. Valorizando tais informações , o Estado português tomou a iniciativa de inaugurar uma nova estratégia colonial: o desenvolvimento da agricultura voltada para exportação, possibilitando a ocupação, o povoamento e a valorização econômica dessas terras. Martim Afonso de Sousa trouxe as primeiras mudas de cana de açúcar para o Brasil e fundou o primeiro engenho em 1553, era o início da colonização do Brasil.

Nenhum comentário: