sábado, 19 de julho de 2008

DIVISÃO DAS TERRAS DESCOBERTAS


DIVISÃO DAS TERRAS DESCOBERTAS

Preocupado em preservar suas conquistas, D. João II, rei de Portugal entrou em entendimento com a Espanha, visando assinar um acordo bilateral sobre as terras descobertas ou ainda a descobrir. Recusou os limites estabelecidos Papa Alexandre VI, na Bula "Inter-Coetera", em 1493, e satisfez-se com a delimitação de 370 léguas a oeste de Cabo Verde, acertado pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494. Passado um meridiano, as terras a leste seriam de Portugal e, a oeste dele, seriam da Espanha
Desta forma Portugal recebia uma parte das terras da América.

CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL

Com a descoberta da nova rota marítima para as Índias, Portugal preparou uma esquadra, com 13 naus e 1200 pessoas, cujo objetivo era estabelecer acordos comerciais com o Oriente, o comandante da expedição era Pedro Álvares Cabral, o objetivo era à montagem de entrepostos comerciais as Índias. Desviando-se da rota estabelecida por Vasco da Gama, a esquadra do nobre português descobriu oficialmente as terras do Brasil, a 22 de abril de 1500.
A partir daí, o Brasil passaria a ser uma fonte de enriquecimento dos países exploradores. Era apenas o início da explicação à qual o país estaria submetido durante séculos. Mudaram os colonizadores, sofisticaram-se as formas de explorar, mas a exploração continuou.

Nenhum comentário: